Gabriel de Lourdes Alves
Atualizada 09/10/2024
Conteúdo
Após o aparecimento da internet, surgiram também novas profissões e modelos de negócios. Anteriormente, para obter renda era necessário criar empresas, alugar escritórios e contratar funcionários, ou procurar um emprego formal.
A notícia boa é que atualmente existem inúmeras ferramentas para faturar uma grana sem sair de casa, como trabalhar com o YouTube.
Como Ganhar dinheiro no Youtube?
Criada em 2005 por três amigos, o YouTube Inc. surgiu a partir da ideia de pessoas comuns serem criarem seus próprios programas de televisão. Hoje a plataforma de streaming é o canal de comunicação mais assistido do mundo. Alguns dados curiosos sobre o site. [1]
- 1 bilhão de visitas mensais
- 6 bilhões de horas de vídeos reproduzidos todos os meses
- 95% da população brasileira acessa o site, mensalmente
- 96% são jovens de 18 a 35 anos
São 5 bilhões de vídeos assistidos todos os dias e cada usuário do site passa, em média, 40 minutos na plataforma.[2]
E muitos desses vídeos assistidos são de criadores, pessoas comuns que começaram a ficar famosos e a lucrar com isso.
Porém, igual outras redes sociais, para obter rentabilidade é necessário alcançar certos índices como um alto número de views. Em razão disso, a grande meta daqueles que trabalham no site é encontrar inscritos. Assim, você obtém números atrativos para começar a lucrar com o YouTube.
Se você pretende investir seu tempo e dinheiro em se dedicar a ser um youtuber (nome dado ao profissional que trabalha com a rede social de vídeos) nesse artigo você encontrará tudo o que precisa.
Quanto um Youtuber ganha?
Uma das primeiras perguntas que surgem é se realmente é possível ganhar dinheiro com a rede social de vídeos mais querida da internet. E a resposta é sim! De algumas centenas a milhares de reais.
Pense no natal. Seu filho, sobrinha e netos, estão abrindo os presentes que acabaram de ganhar. A felicidade no rosto deles é contagiante, não é mesmo? Muitos adultos gostam de fotografar e filmar esses momentos. Um registro da felicidade e da alegria das crianças.
Mas você nunca pensou que poderia ganhar dinheiro com esse registro, não é mesmo? Um pai pensou nisso e começou a fazer vídeos do seu filho abrindo brinquedos e brincando com eles. O resultado? Um faturamento de 150 milhões de reais por ano. [3]
É essa a estimativa de ganhos do canal Ryan’s World – YouTube. Com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, os pais do garoto fizeram dele um novo milionário. Hoje o canal de Ryan também trabalha com criação de conteúdo educativo e histórias. Um bom trabalho, não é?
Ganhando dinheiro jogando jogos de videogame
De acordo com uma pesquisa feita pela Pew Research Center em 2019, vídeos sobre video games recebem três vezes mais visualizações que outros vídeos. [4]
Por isso, muitos youtubers ficaram famosos — e ricos! — gravando suas partidas e disponibilizando para o público do YouTube.
O caso mais famoso é o de um jovem inglês de 29 anos, chamado Daniel Robert Middleton. Ele é dono do canal DanTDM e estima-se que ele ganhe mais de 60 milhões de reais por ano. Jogando jogos de videogame e computador, sozinho ou com amigos.
É isso mesmo que você está lendo. Ele ganha milhões de dólares sem sair de casa, sentado na sua confortável cadeira de gamer, se divertindo. Portanto, faturar com vídeos sobre video games é uma realidade e se você ainda não cogitou essa possibilidade, comece a pensar nisso agora mesmo.
Qualquer pessoa consegue lucrar com vídeos?
Sim, qualquer pessoa pode começar a lucrar fazendo vídeos e disponibilizando online. Basta uma boa ideia, internet e câmera. Desde que respeite as políticas de monetização do site, é claro. Para não correr o risco de ter o vídeo deletado ou sofrer um processo judicial. Um gênero que cresce muito no site são os vídeos sobre educação. A internet é uma excelente ferramenta de aprendizado. E muita gente que gosta de estudar com conteúdo visual acaba chegando ao YouTube. Outras também buscam auxílio emocional e chegam aos canais sobre auto ajuda, que estão cada vez mais em alta.
Além desses gêneros, vídeos de humor também ainda são muito queridos pelos usuários do site. No mais, os canais que falam sobre fatos curiosos, como aliens, são queridinhos pelos usuários.
A alegria do YouTube é que você pode criar conteúdo sobre qualquer coisa que o apaixone, por mais tolo que seja o assunto (Zoe Sugg, blogueira e youtuber)
Como bem resumiu Zoe Sugg, a simplicidade é a essência da plataforma. Não importa se você é uma pessoa comum, sem fãs e desconhecidos. Para virar um produtor de conteúdo do YouTube você só precisa de uma ideia que atraia espectadores para o seu canal.
Quantas visualizações para ganhar dinheiro no Youtube?
A grande dúvida de quem começou a trabalhar com produção de vídeos para o site é a questão da remuneração. E aqui está o ponto central. No site, views são convertidos em dinheiro. Isso porque, você ganha uma parcela dos anúncios que aparecem no seu vídeo.
Portanto, esse valor é variável. Nada garante que você vai receber o mesmo valor todo mês. Ele muda conforme o número de views que cada vídeo tem. Para calcular os rendimentos de cada youtuber a empresa usa uma métrica chamada de CRM (Custo Por Mil Visualizações).
Pouco se sabe sobre qual o valor de 1.000 views. Para remunerar as visualizações a empresa considera uma série de variáveis, como o nicho do vídeo, a quantidade de pessoas que clicam nos anúncios e o país do produtor. Então, o montante final vai depender da estratégia de crescimento e das diretrizes do próprio site.
Quanto o Youtube paga por 1 milhão de Visualizações?
Você pode receber $0 por uma visualização de alguém que apenas assistiu a uma parte do seu vídeo ou pode ganhar $5 dólares por uma visualização. Especialistas indicam que, em média, a empresa paga de $0,25 a $4,50 a cada 1.000 views. [5]
Assim, usando a estimativa mínima de $0,25 por visualização, um vídeo com 1 milhão de views pode receber $25.000,00. Mas não para por aí. Vale ainda informar que existem outras formas de ganhar dólares produzindo vídeos, além das views.
Alguns exemplos brasileiros:
Whindersson Nunes, 37 milhões de inscritos, 68,3 milhões de visualizações média mensal. Ganho estimado por mês: de $11.000 a $189.000
Felipe Neto, 35 milhões de inscritos, 209,6 milhões de visualizações média mensal. Ganho estimado por mês: entre $52.000 a $838.000
Petiscos TV – por Julia Petit, 437 mil inscritos, 159 mil de média de visualizações mensais. Ganho mensal estimado: $55 a $876
Como funciona a monetização do Youtube?
Quando o Youtube foi adquirido pela Google, os coordenadores começaram a refletir sobre como transformar a plataforma em um lugar rentável, com cada vez mais vídeos e mais usuários. Dessa forma, chegaram à conclusão de que era necessário criar um programa de parceria com os criadores de conteúdo. [6]
Por isso, o vídeo não deve conter palavras de baixo calão, nem incluir conteúdos de violência, incitação a crimes e outras práticas ilegais. A empresa vem cada vez mais desmonetizando os vídeos inapropriados. E desmonetização é uma pena bruta para quem trabalha criando vídeos.
Foi nesse sentido que surgiu o programa de afiliados do Youtube. É através desse programa que os criadores de conteúdo da plataforma são habilitados para receberem pelo conteúdo desenvolvido para a plataforma.
Seja um parceiro do site
Para ingressar no programa o produtor deve:
- Ser maior de 18 anos ou ter um responsável
- Morar em um país onde o programa está disponível
- Ter mais de 1.000 inscritos
- Se cadastrar no Google AdSense (por onde será feito seu pagamento)
- Possuir mais de 4 mil horas assistidas, no último ano
Após aprovado nessa espécie de processo seletivo, o usuário passa a integrar o programa de Parcerias do Youtube. Com isso, ele terá acesso a diversas ferramentas exclusivas oferecidas pela plataforma. Tais como ferramentas de verificação de autoria do vídeo, recebimento de direitos autorais e, o principal, a monetização.
No mais, é importante ressaltar que o programa conta com pessoas que são responsáveis por revisar o produto de cada youtuber. Eles analisam e categorizam o vídeo, antes de definir a monetização. Entre os itens analisados estão o tema central do canal, os vídeos mais assistidos, a frequência de novos conteúdos, o tempo de exposição além dos metadados utilizados, como títulos, legendas e descrições.
Busque outras maneiras de lucrar com o seu canal
Para além da monetização por CRM, existem outras maneiras de lucrar produzindo vídeos para a empresa da Google. Essas maneiras não são muito conhecidas e muitos usuários acabam focando apenas na visualização e se esquecem de olhar para outras fontes de renda.
No entanto, essas outras formas de monetizar através do YouTube vêm ganhando importância nos últimos anos. Isso porque, a partir de 2018 a plataforma implantou uma série de mudanças na política de remuneração dos anúncios.
Por conta dessas mudanças, muitos youtubers tiveram seus rendimentos reduzidos e precisaram se reinventar. Muitos produtores criaram clubes de assinaturas, passaram a vender produtos online, privilegiar os espectadores que fazem doações. Para auxiliá-los, o próprio site incluiu algumas dessas ferramentas na plataforma, no entanto.
Crie um clube de assinatura
Muito em voga nos últimos anos, os clubes de assinaturas virou uma alternativa de negócio para diversas empresas e empresários. A partir de um número fixo de pessoas contribuindo mensalmente, as empresas obtêm maior segurança para produzir e investir no negócio.
Como produtos de conteúdo, a conta é semelhante. Funciona mais ou menos como alguns serviços de assinaturas comuns, de entregas de vinhos ou de filmes. Aqueles que contribuem com um valor recorrente, terão direito a vídeos e conteúdo exclusivo.
Se você já tem um público fiel e que assiste seus conteúdos com frequência, comece a cogitar a possibilidade de criar um clube de assinaturas. A própria plataforma do YouTube tem uma ferramenta que vai ajudar você a criar o seu grupo de assinantes.
Venda produtos exclusivos
Dizem que a economia vai mudar muito nos próximos anos. Em razão, especialmente, das novas formas de relação e de um mundo cada vez mais virtual. No entanto, uma coisa nunca muda: o gosto das pessoas por produtos exclusivos da sua marca favorita. É por conta dessa paixão das pessoas por produtos da rotina que empresas multinacionais, como a BMW, produzem chaveiros, jaquetas e uma série de produtos não relacionados à produção central da empresa. Por que elas veem a possibilidade de aumentar os seus ganhos.
Dessa mesma forma, produtores de conteúdo devem investir na criação de produtos personalizados do canal, como alternativa de monetização do negócio. Você pode criar camisetas com frases autorais, vender imagens e pôster do seu canal, entre uma infinidade de coisas.
Os desenvolvedores do YouTube também pensaram nisso quando criaram a estante de produtos, ferramenta importante que vai ajudar você na divulgação dos seus produtos.
Quanto ganha um Youtuber iniciante?
Um dos pontos positivos do YouTube é que a plataforma paga em dólares. Para brasileiros, isso é uma boa notícia, já que a cotação do dólar para real está atraente. Assim, para quem está começando a trabalhar com YouTube, as chances de conseguir um bom rendimento aumenta.
A plataforma não informa quando cada youtuber ganha, até porque isso seria ilegal. No entanto, pode-se estimar quanto um youtuber iniciante ganhará com vídeos. Claro, primeiro ele deve atingir os números mínimos já informados (mil inscritos). Além de fazer parte do programa de afiliados.
A partir de então, o criador está habilitado para ganhar com a plataforma. Assim que o vídeo recebe mil views, o criador iniciante recebe até $1, em média. Portanto, se você é um criador que está começando agora e possui poucas views, é pouco provável que receba mais que $1.000,00 mensais.
Muitas vezes, o montante fica entre $100,00 a $500,00 dólares. Não é pouco, considerando o câmbio. Porém, como desenvolver vídeos demanda tempo e investimento, será necessário um pouco de paciência até conseguir um lucro aceitável.
Como fazer um canal no Youtube e ganhar dinheiro?
Bom, agora que você já sabe tudo sobre YouTube, chegou a hora de criar o seu canal e começar a dar bons ganhos a você. Acesse o site e faça seu cadastro. Depois, comece a fazer vídeos. Consiga 1.000 inscritos e se inscreva no programa de afiliados. Por fim, comece a criar conteúdo. Aqui vão algumas dicas para te ajudar.
Planeje o seu tema
A primeira coisa a se fazer é pensar no tipo de conteúdo que você irá fazer. Hoje em dia, em razão da grande quantidade de vídeos que surgem no YouTube todos os anos, é preciso pensar muito bem qual produto você vai oferecer aos seus espectadores.
Assim, no seu planejamento é ideal que você comece com quem será o seu público alvo. Dessa forma, você estará pronto para criar um material voltado a esse público. Refletir sobre o que e para quem você vai trabalhar é uma boa maneira de conseguir views rapidamente.
Alguns itens que não podem faltar no seu planejamento.
- Sempre pense no roteiro
- Mostre a identidade do seu canal
- Faça parcerias, entrevistas e colabs
- Seja interessante, atrativo e curioso
Você pode fazer vídeos aleatórios, desde que eles não desrespeitem as regras, e esperar que as pessoas os encontrem. No entanto, é mais fácil, custa menos e será mais efetivo se você criar vídeos que sejam voltados para um público que não é atendido com qualidade pela plataforma.
Seja primoroso
Independente dos temas que escolher por trabalhar, é importante ficar atendo a questão da qualidade. Um produto com boa qualidade visual atrai a atenção do espectador e o mantém por mais tempo diante do celular ou computador, assistindo você.
Por isso, antes de começar a criar, adquire uma boa câmera ou um celular com câmera de qualidade. Além disso, comprar um microfone é um excelente investimento. Que vai ajudar você a fazer ótimos produtos para os seus espectadores, com qualidade visual e sonora.
Importante destacar que hoje em dia é possível adquirir esses tipos de equipamentos a baixo custo. Você pode encontrar um bom preço em sites de comércio online. Independente do orçamento, na internet você vai achar um equipamento que caiba nele.
Não desista
Por fim, o que vai despertar o interesse de uma pessoa em se inscrever e ativar o sino de notificação da sua página é a frequência com que você solta novos vídeos. Já que, perfis de criadores que soltam novos vídeos com maior frequência são os mais amados pelos usuários do site.
Além disso, a plataforma privilegia aqueles criadores com maior número de inscrições. Esses conseguem maior alcance na plataforma, chegando a outros usuários que não estão inscritos.
É importante você sempre pensar em ganhar o maior número de inscrições que você conseguir. Já que, esse número vai se traduzir em ganhos e lucro para você. Portanto, não pare no meio do caminho. Seja persistente que você vai colher os frutos do seu trabalho.
References:
- Tronco, Giordano. “Lista Tem Só as Melhores Curiosidades Sobre o YouTube; Saiba Tudo.” TechTudo, 13 Dec. 2014, techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/12/lista-tem-so-melhores-curiosidades-sobre-o-youtube-saiba-tudo.html.
- Estatísticas – YouTube. 21 July 2021, web.tecnico.ulisboa.pt/~ist178552/wordpress/estatisticas/.
- “Menino de 9 Anos Fica Pela Terceira Vez Seguida No Topo Da Lista de Mais Bem Pagos Do YouTube.” Monet, 21 July 2021, revistamonet.globo.com/Noticias/noticia/2020/12/menino-de-9-anos-fica-pela-terceira-vez-seguida-no-topo-da-lista-de-mais-bem-pagos-do-youtube.html.
- Kessel, Patrick. “10 Facts about Americans and YouTube.” Pew Research Center, 27 July 2020, pewresearch.org/fact-tank/2019/12/04/10-facts-about-americans-and-youtube/.
- “Quanto Ganha Um YouTuber? Descubra Valor Mensal Dos Criadores de Conteúdo.” FDR, 22 May 2021, fdr.com.br/2021/05/22/quanto-ganha-um-youtuber-descubra-valor-mensal-dos-criadores-de-conteudo/.
- YouTube Partner Program Overview & Eligibility – YouTube Help. support.google.com/youtube/answer/72851.
Comentários