🤔 Como Adicionar Música ao Instagram Que Não a Tem 🍀 Melhores Maneiras

🤔 Como Adicionar Música ao Instagram Que Não a Tem 🍀 Melhores Maneiras

Gabriel de Lourdes Alves

Atualizada 24/11/2023

Adicionar Música ao Instagram

Para que seus perfis transmitam a mensagem de uma forma que se conecta mais com quem visita-los, muitos usuários adotaram a ferramenta. Confira todas as informações.

A música é muito importante em nossas vidas. Uma música em um perfil do Instagram pode representar emoções e, muitas vezes, pode ter um significado importante em nossas vidas.

Neste ano, a Meta passou a permitir colocar uma música em páginas e perfis do Instagram. Assim, a visita a uma página transmite uma experiência não só visual mas também auditiva.

Como colocar uma música no perfil:

  1. Abra o aplicativo do Instagram no seu celular.
  2. Acesse o seu perfil tocando no ícone de perfil no canto inferior direito da tela.
  3. Toque em “Editar perfil”.
  4. Clique na opção “Música”.
  5. Toque em “+” e escolha uma música.
  6. Selecione o trecho da música que deseja compartilhar (máximo de trinta segundos) e confirme.
  7. Caso queira, é possível adicionar uma legenda no campo seguinte ao da escolha da música.
  8. Toque no botão de confirmar, no canto superior da tela.
  9. Salve as alterações realizadas em seu perfil.

Para colocar é necessário acessar o aplicativo. Através do navegador no computador não foram encontradas maneiras de fazer isso.

Imagem da edição de perfil nas configurações do Instagram. Fonte: própria.

Música ao Instagram

Para adicionar música aos carrosséis

O carrossel é o recurso do Instagram que permite o compartilhamento de até dez mídias de uma única vez. A música deve ser acrescentada ao carrossel quando ele for criado.

  1. Abra o aplicativo do Instagram no seu celular.
  2. Toque no botão “+” na parte inferior da tela para criar uma nova postagem.
  3. Selecione a opção “Carrossel”.
  4. Escolha as fotos ou vídeos que deseja incluir no carrossel.
  5. Selecione a opção “Adicionar música” e escolha a música que deseja usar.
  6. Selecione o trecho da música que será reproduzido no carrossel e clique para confirmar.
  7. Adicione uma legenda, se desejar.
  8. Toque no botão de confirmar, no canto superior da tela.
  9. Salve as alterações realizadas em seu perfil.

Para adicionar música aos reels

O reels é uma ferramenta do instagram que permite a gravação de vídeos curtos. Eles ajudam a alcançar novos públicos, mostrar personalidade e compartilhar conteúdo original e divertido. Para acrescentar uma música no fundo dos reels siga os passos abaixo, após escolher quais fotos ou gravar o vídeo que estarão no reel:

  1. Toque em “Adicionar música” e selecione a música que será usada.
  2. Marque o trecho da música que deseja compartilhar e confirme.
  3. Acrescente uma legenda, se desejar.
  4. Toque no botão de confirmar, no canto superior da tela.
  5. Salve as alterações no seu perfil.

Para adicionar música às notas

As notas são publicações curtas (de até 60 caracteres) que usam apenas texto e emojis. Para deixar uma nota, o usuário pode selecionar os seguidores que o mesmo segue de volta ou pessoas de sua lista Amigos Próximos, na parte superior da caixa de entrada.

É possível rodar um trecho de até 30 segundos de música quando uma nota (da rede social) é exibida. Após escrever o texto, realize as etapas abaixo:

  1. Toque na opção “Sua nota” e toque no ícone de nota musical.
  2. Digite e selecione a marque a faixa desejada.
  3. Selecione qual parte da música deseja incluir na nota e confirme.
  4. Toque em “Compartilhar”.

Para adicionar música aos stories

Um dos recursos mais tradicionais do Instagram, o story, também pode ter uma  trilha sonora. Após selecionar as fotos ou vídeos que serão compartilhados no story, siga os passos abaixo:

  1. Toque no botão de figurinhas, localizado no canto superior direito da tela.
  2. Selecione a opção “Música”.
  3. Escolha a música que deseja adicionar ao seu story.
  4. Selecione o trecho da música que deseja compartilhar e confirme.
  5. Adicione uma legenda, se desejar.
  6. Toque no botão de confirmar, no canto superior direito da tela.
  7. Salve as alterações no seu perfil.

Por que não consigo colocar no Instagram algumas das músicas que desejo escolher?

Direitos autorais

Para que as músicas sejam disponibilizadas aos usuários do Instagram, a plataforma precisa obter autorização para uso das músicas ou o direito sobre as mesmas. Para isso, a empresa do grupo Meta faz diversas parcerias e acordos com empresas e agentes de forma a não violar os direitos comerciais de cada obra. Um exemplo é a parceria com o Spotify no México e no Brasil para incluir as 50 músicas mais populares do Instagram Reels.

Determinadas músicas também podem ter problemas em acordos com os artistas e gravadoras e terem problemas para terem sua exibição permitida. Outro obstáculo são músicas sem autorização de uso para fins comerciais. Estas terão seu uso restrito.

Também existe a possibilidade de a parceria do Instagram com os detentores dos direitos das obras seja por tempo limitado, como por exemplo, relacionada a alguma campanha publicitária. Assim a música permanece na biblioteca do Instagram só por um certo período.

As licenças regionais podem ter funcionamento diferente em cada país e algumas faixas não terem permissão de uso em muitos países. Além disso, a faixa pode ser banida em uma nação por violar alguma lei local.

Assim, a biblioteca terá um leque de opções de trilhas sonoras diferentes de acordo com cada região. Uma alternativa para driblar problemas regionais é utlizar uma VPN.

Outro caso recorrente é a música ferir algum dos termos de uso e diretrizes da plataforma. Consequentemente, determinada faixa pode desaparecer da biblioteca por ter sido banida..

Esses problemas não são exclusivos do Instagram. Outras redes sociais, como o Kwai, Tik Tok e X também enfrentam esses obstáculos.

Precisa limpar o cache

Algo mais raro de acontecer é haver problemas de incompatibilidade com a plataforma ou quaisquer outras eventualidades técnicas. A limpeza do cache do Instagram pode solucionar uma delas. Para isso, realize os seguintes passos:

  1. Entre em configurações.
  2. Toque na opção Apps.
  3. Selecione o aplicativo “Instagram”
  4. Vá em “Armazenamento e cache”.
  5. Clique em “Limpar cache”

Infelizmente, não é possível limpar o cache do Instagram no iOS sem desinstalar o aplicativo. No entanto, há a possibilidade de desinstalar e reinstalar o aplicativo para limpar o cache. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  1. Pressione e segure o ícone do aplicativo Instagram na tela inicial do seu iPhone.
  2. Toque em “Excluir aplicativo”.
  3. Vá para a App Store e baixe o aplicativo novamente.

Atualização do aplicativo

Este é outro problema técnico raro de acontecer. É possível que alguns problemas nesta funcionalidade do Instagram estejam sendo causados por falta de atualização do aplicativo. Verificar se há atualizações disponíveis antes de tomar outras medidas pode evitar outras dores de cabeça.

Contas empresariais

Contas empresariais costumam ter problemas para colocar a maioria das músicas no Instagram devido aos direitos de marca. Uma alternativa é utilizar conta de criador para a empresa. A esse tipo de conta é permitido acrescentar música ao conteúdo digital. Uma alternativa à conta de criador é a criação de uma conta pessoal caso a liderança acredite encaixar mais nas necessidades da empresa.

Alternativa com editor de vídeo

Se houver uma faixa realmente importante, uma alternativa é compartilhar um link de uma música no story. Para isso, primeiro coloque a música em um editor de vídeo online como o Kapwing, o Veed.io e o InVideo. Neles, será criado um vídeo com uma combinação do conteúdo em questão com a música em questão no fundo. Por último, realize a postagem do vídeo.

Alternativa com VPN

Caso o problema em questão seja pela falta de autorização na região em que seu perfil do Instagram está cadastrado, é possível utilizar uma VPN. Para acessar a rede social em outra região usando uma VPN no Instagram, siga estes passos:

  1. Instale e baixe um aplicativo de VPN no seu celular ou computador. Há várias opções disponíveis, como o NordVPN, o Proton VPN e o Opera.
  2. Selecione um servidor em uma região diferente da sua localização atual no aplicativo de VPN. Por exemplo, se estiver no Brasil e quiser acessar o Instagram como se estivesse nos Estados Unidos, escolha um servidor nos EUA.
  3. Conecte-se ao servidor selecionado.
  4. Usei o aplicativo do Instagram normalmente.

Tenha em mente que, ao utilizar uma VPN, o usuário pode enfrentar algumas limitações, como velocidades de conexão mais lentas e restrições de uso de dados. Além disso, é essencial escolher um serviço de VPN confiável e seguro para proteção da privacidade e segurança online.

Conclusão

O Instagram disponibiliza diversas ferramentas para atender diferentes formas de consumo de conteúdo. Em cada uma delas é possível incluir músicas.

Para colocar música no perfil ou em algum recurso do Instagram, há uma chance considerável de não conseguir escolher a música desejada. Para resolver essa questão é importante primeiro entender a origem do problema. Ao descobrir o que impede a adição da música desejada, deve-se procurar uma alternativa, seja o cachê, a atualização do aplicativo, ou a mudança do tipo de perfil do usuário.

Escrito Por: Gabriel de Lourdes Alves

Gerente de Marketing de Conteúdo

Gabriel de Lourdes Alves é gerente profissional de marketing de conteúdo da Subsly. Ele se formou na Universidade São Luí de Aracaju, São Paulo, Brasil e fez mestrado em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias. Gabriel é especialista em Marketing, PPC, SMM, Email Marketing, SEO, Wordpress, Google Analytics e os canais sociais TOP. Ele trabalha com Marketing Digital há mais de 10 anos e tem experiência na criação de vários tipos de conteúdo, como postagens em blogs, artigos externos, estudos de caso, mídias sociais, infográficos etc. Além disso, Gabriel possui excelentes habilidades de comunicação e escrita em português. Ele adora viajar pelo mundo nas horas vagas e criar excelentes fotografias.

Comentários

0 thoughts on "🤔 Como Adicionar Música ao Instagram Que Não a Tem 🍀 Melhores Maneiras"

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Please fill in the comment field.

Please fill in the author field.

Por favor insira um endereço de e-mail válido.

Please fill in the email field.

Você pode gostar