Atualizada 07/11/2024
Conteúdo
As redes sociais fazem parte da vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo. O Instagram especificamente conta com mais de um bilhão de usuários ativos e serve de tudo: para vender produtos, para bate papo, para conectar-se com amigos…
E por mais que exista uma preocupação com isso, a privacidade e a segurança ainda deixam a desejar. Ter como descobrir quem tirou uma captura de tela de seus stories do Instagram é um ponto positivo.
Se você quiser saber como fazer isso e quais outros problemas de privacidade existem na rede Meta, continue lendo o artigo do Subsly.
🤳 Por que É Importante Rastrear uma Captura de Tela
Os stories foram um sucesso quase imediato no Instagram. A possibilidade de gravar um vídeo e editar rapidamente, usando recursos audiovisuais como geolocalização, filtros, enquetes, músicas, foi algo que caiu nas graças de pessoas e também de empresas.
Mas a grande quantidade de usuários e de conteúdo publicado também é um desafio para o controle do Instagram.
E infelizmente pessoas mal-intencionadas aproveitam essas brechas para copiar conteúdo, vazar dados ou até expor pessoas. E fazer isso usando uma captura de tela.
Dá para saber quem tirou print?
Ter controle sobre quem vê o story é possível usando a própria plataforma, mas qualquer usuário pode tirar prints da tela usando seu computador ou celular.
E isso não só é possível como a pessoa ou perfil empresarial que postou o conteúdo não é informada do ocorrido.
Rastrear os prints de tela é importante porque permite ter controle sobre seu conteúdo e saber quem está salvando essa informação.
Assim dá para impedir que mais pessoas façam isso ou ter esse dado para qualquer problema que possa porventura acontecer.
Os benefícios são claros: sua privacidade pode ser melhor protegida, já que você pode impedir que nas próximas postagens essa pessoa continue tirando prints de seu conteúdo.
E o impacto na segurança vai lado a lado. Mesmo que a captura de tela não seja nociva por si só, não correr risco é bem-vindo.
🔐 Configurações de Privacidade no Instagram
Há formas de limitar o acesso a seus stories e o conteúdo ali postado. Por exemplo, para perfis que não são abertos para o público, apenas seguidores podem visualizar o story.
Assim um print não tem tanta chance de cair na mão errada.
Se algum seguidor compartilhar esse story, apenas pessoas que também são seguidoras poderão ver, limitando bastante esse alcance.
Amigos próximos: boa dica para os stories
Uma funcionalidade recente permite limitar o alcance do story até dentro de seu grupo de seguidores, podendo criar conteúdo específico para família, alguns amigos, gente de sua cidade etc.
Por fim, dá para ocultar o story de pessoas específicas. Basta ir em configurações e privacidade e selecionar os seguidores que você não quer que vejam o vídeo.
Novamente, as chances de uma captura de tela com intenções negativas caem bastante após fazer isso.
📲 Métodos para Descobrir o Autor das Capturas de Tela
Apesar de não ter uma ferramenta nativa do Instagram para controlar quem tirou as capturas de tela, com a possibilidade de saber quem visualizou o story é possível ter melhor ideia de quem pode estar tirando prints de seu conteúdo.
Acessar essa lista é fácil: na parte inferior, à esquerda da tela do story, há um olho e clicando no ícone aparece toda a relação de visualizadores.
Não dá para saber quem tirou um print, apenas a informação de quem visualizou os stories.
Isso é de grande ajuda especialmente para quem tem um perfil com poucos seguidores ou fechado, diminuindo bastante a exposição e quem o “vazamento” do conteúdo.
Mas para quem tem muitos seguidores ou o perfil aberto, também é positivo ter essa relação, afinal se seu story está sendo vazado e de forma negativa, é mais provável que isso seja feito por um não-seguidor ou amigo do que o contrário.
Os Pacotes Mais Populares
Utilizando Aplicativos de Terceiros no Instagram
Há muitos aplicativos externos que ajudam na experiência, conquista de seguidores, agendamento de posts e funções diferentes para redes sociais e com o Instagram não é diferente.
Mas ao mesmo tempo que eles podem ajudar e muito no seu objetivo, seja ele conquistar seguidores, fazer seu conteúdo bombar ou ajudar na organização, há também aplicativos que podem ser muito nocivos.
Afinal, não custa lembrar, o Instagram é um dos aplicativos que mais carregam informações pessoais de seus seguidores, não só nome, senha, email, mas também fotos, localizações e interesses.
Cuidados que usuários de rede social têm que tomar
Abrir isso para um aplicativo que pode ser nocivo trará consequências bastante negativas e por isso é preciso que o usuário cuide de sua conta e ativar sua segurança no máximo nível possível.
Caso seja necessário usar um aplicativo externo, leia as avaliações sobre ele, análises de segurança e o detalhamento de quais informações serão usadas para não ter dúvidas sobre seu uso e intenções.
Privacidade e Ética no Instagram
Desde os primeiros passos da internet a questão da privacidade foi algo sempre discutido. Se no começo, a ideia de ser um anônimo surfando na grande rede era algo visto de forma romantizada, aos poucos isso foi mudando.
Ataques hackers, golpes online, discurso de ódio sendo replicado em lugares com pouco ou nenhum controle trouxeram à tona a necessidade de uma regulação básica e proteção dos usuários.
No começo a regulação vinha de próprios usuários funcionando como mediadores e regras autoestabelecidas, mas aos poucos empresas e até governos se envolveram.
O desafio ainda é enorme e o sucesso não foi alcançado. Por isso cada usuário tem que tomar muito cuidado com suas atitudes, em quem confia e para quem cede seus dados.
A padronização do tratamento de dados foi algo positivo, mas está longe de ser 100% implantado e respeitado. Além disso, criminosos acham formas diferentes de agir, invadir e roubar a todo momento.
Por isso a segurança sempre tem que ser uma prioridade, mas sem esquecer da privacidade que todos têm direito.
Buscar informações usando aplicativos suspeitos pode ultrapassar fronteiras e ser uma atitude nociva.
A menos, é claro, que a busca de informações vise descobrir quem está cometendo delitos, como discurso de ódio.
🔓 Exposição x Privacidade nas Redes Sociais
A internet ainda tem que resolver um sério problema de segurança, ainda mais com a explosão de popularidade nas duas últimas décadas não sendo acompanhada pela vigilância, segurança de usuários e detecção e punição de crimes.
Quando o assunto é redes sociais, ainda há dificuldade para entender como balancear exposição de informações e pessoas com o direito a privacidade.
Não é raro ver essas fronteiras se borrando e até mudando, com consequências nocivas.
Ao mesmo tempo, uma rede social também pode ter um impacto muito positivo. Quem não conhece uma campanha que feita de um aparelho celular pode mudar a vida de pessoas, realizar sonhos ou conectar usuários de diferentes locais?
O Instagram em particular é bastante sensível na questão do conteúdo, por ser uma rede social de fotos e vídeos.
A todo momento usuários postam uma foto de férias, ou então de sua família ou onde estão comendo sem perceber que esses dados podem ser usados de toda forma. Até conversas no bate papo.
Isso não quer dizer que os usuários devam parar completamente de postar e fechar suas contas, mas sim tomar cuidado com as informações expostas e não confiar de forma cega.
No caso específico de uma captura de tela, não há uma ferramenta nativa que avise que alguém está salvando essas imagens, mas há ferramentas que podem melhorar a segurança de sua conta.
Além da possibilidade de saber quem visualizou seu story e fazer o perfil só poder ser visualizado por seguidores.
💪🔒 Como tornar sua conta do Instagram mais segura?
Como a necessidade e objetivo de cada pessoa ao usar uma rede social pode mudar, dicas muito genéricas não são tão interessantes assim.
Por exemplo, uma empresa que posta cupons em seus stories pode querer que as pessoas tirem um print da tela. Isso faz parte do modelo de negócios.
Começando por um perfil pessoal, saber quem tirou um print ou acompanha seus stories é importante.
Por isso, permita que apenas pessoas que seguem você possam entrar em contato pelo bate papo ou visualizar seu conteúdo, já que como a conta do Instagram é pessoal, a informação nos stories, feed, publicações em geral e bate papo também será.
Assim, mesmo que algumas pessoas tirem prints, isso pode ser pelas mais diversas razões e não por algo ruim.
Caso a sua conta seja pessoal, mas você deseja ter alcance grande, seja para conectar com mais pessoas, ser um influencer e ter stories que podem ser patrocinados, a exposição precisa ser maior.
O ideal é tentar não misturar vida pessoal com a profissional, ou pelo menos limitar a exposição de sua privacidade.
Pessoas que você não conhece terão acesso a seus stories, mandar mensagens no bate papo e tirar print de seu conteúdo.
O ideal é ficar de olho nas atividades de pessoas suspeitas e também saber como está sendo recebido o conteúdo que você produz e a sua imagem no geral.
Já para empresas no Instagram, a captura de tela não é um problema na maior parte dos casos, como exemplificamos acima.
Mas conseguir examinar os stories e ter ciência dos prints tirados também é importante.
✅ Conclusão: usuários podem ficar seguros no Instagram
A rede social mudou a forma como entendemos exposição, privacidade e compartilhamento de informações. O Instagram foi um grande motor dessa mudança e pode ser usado para o bem, mas também é usado por pessoas para o mal.
Por isso, ter controle de quem tirou print de seus stories e conseguir manter suas informações pessoais seguras é fundamental, não importa o tamanho de sua conta.
Comentários